sexta-feira, 4 de março de 2011

Actividade/ Jogo "O Conhecimento do Corpo Humano"



No contexto da Formação Base, Cultura, Língua e Comunicação e Sociedade, Tecnologia e Ciência referente ao núcleo gerador Sete, Saberes Fundamentais e de Cidadania Profissionalidade referente ao núcleo gerador Cinco, Convicção e Firmeza Ética foi-nos proposto realizar uma actividade integradora, actividade/jogo sobre o Corpo Humano. Esta consistiu em questões e actividades relacionadas com o tema e foi disputado por duas turmas do 1º ciclo.
A actividade tinha como objectivo aprofundar os conhecimentos das crianças relativamente ao corpo humano.
A apresentação desta actividade foi no dia 26 de Novembro de 2010, na escola EB1 Quinta da Veiga, em Braga.
No final, foram atribuídos a todos os alunos um diploma de participação e um brinde simbólico (medalha de prata ou bronze). A turma vencedora recebeu um troféu feito pelas formandas.
No decorrer da actividade deparamo-nos com alguns percalços, no entanto tivemos uma capacidade de improviso que fez com que a actividade decorre-se com naturalidade e sucesso, conseguindo assim, alcançar os objectivos pretendidos.



Brinde simbólico e Troféu
O grupo Técnicas de Acção Educativa

Visita ao Porto

  No âmbito do núcleo gerador "Urbanismo e Mobilidade" e das UFCD`s que constituem a formação base Cultura Língua e Comunicação, Sociedade Tecnologia e Ciência, Língua Estrangeira (Inglês), realizamos uma visita de estudo à cidade do Porto com o objetivo de conhecer a história, alguns monumentos desta cidade e os diferentes tipos de arquiteturas ali existentes.
  Realizamos um percurso pré defenido:
  • Partida da estação da CP em Braga;
  • Igreja de São Francisco de Assis;
  • Casa do Infante;
  • Passeio no Barco Rabelo (travessia das 6 pontes no rio Douro);
  • Almoço;
  • Visita às Caves do vinho do Porto "Cálem";
  • Funicular dos Guindais;
  • Sé Catedral do Porto;
  • Igreja dos Grilos;
  • Estação de São Bento;
  • Regresso a Braga.
  Elaboramos também alguns panfletos, "Porto City Guide" para serem distribuídos aos turistas estrangeiros que por nós passavam.
  Foi um passeio bastante agradável, pudemos conhecer monumentos antigos e com uma grande riqueza cultural. No Museu de São Francisco pudemos ver o estilo Barroco nas suas diferentes fases, na casa do Infante D. Henrique podemos ver a maqueta da cidade do Porto, onde podemos ver a grande muralha que ainda hoje existe na cidade.
  As caves do Vinho do Porto Cálem foi também uma visita muito interessante, explicaram-nos como se fabrica o vinho do Porto Tawny, Ruby e Vintage e pudemos ver várias colheitas  nos barris do Vinho do Porto, podendo no fim degustar este saboroso vinho.
  Foi uma  visita de estudo muito gratificante onde ficamos a dar mais valor ao Património Cultural Nacional.  
  O mais esperado era o passeio  de barco pelo rio Douro, foi magnífico e muito agradável, vimos as várias pontes que atravessam o rio e muitas paisagens lindas e os diferentes tipos de arquitetura desta cidade. 

Tertúlia "O uso das novas tecnologias pelas crianças"

No âmbito das UFCDs relativas à formação base, Cultura, Língua e Comunicação e Sociedade, Tecnologia e Ciência, e Cidadania e Profissionalidade foi-nos proposta a realização de uma actividade integradora.
Este veio de encontro aos temas referentes ao Núcleo Gerador 5- Culturas de Informação e Comunicação e Núcleo Gerador 1- Liberdade e Responsabilidade Democrática.
A actividade consistiu numa tertúlia, onde abordamos o bom e mau uso das novas tecnologias pelas crianças no mundo actual.
Para enriquecer os nossos conhecimentos acerca das novas tecnologias fizemos também uma visita de estudo à Rádio Antena Minho e ao Jornal Correio do Minho, no sentido de percebermos como funciona a estrutura interna de uma rádio e de um jornal.
Dias antes da actividade elaboramos uns cartazes acerca da evolução das novas tecnologias ao longo dos tempos.
Para esta tertúlia convidamos para oradores dois inspectores da polícia judiciária e um advogado.
Convidamos para assistir uma turma de formandos de Geriatria e uma turma de crianças do 5º ano de uma escola preparatória de Braga.
No dia da actividade apresentamos um PowerPoint sobre o uso do telemóvel, da televisão, do computador, as suas vantagens e as suas desvantagens.
De seguida, os nossos convidados fizeram um pequeno discurso individual, sendo que no final apresentaram casos reais de situações onde os jovens são muitas vezes seduzidos e tentados a fazer coisas que não deviam, chegando muitas vezes até a fugir de casa.
Foi uma actividade muito proveitosa, pois as crianças que assistiram mostraram-se muito atentas e interessadas nos assuntos debatidos na tertúlia.
Nós, como mães, vimos alertar-vos para o facto de a internet ser cada vez mais perigosa para as crianças, caso estas não tenham uma boa orientação e vigilância aquando do uso do computador.






terça-feira, 1 de março de 2011

Teatro de Fantoches "O Dentinho"



   No contexto da UFCD, Acompanhamento em Creche e Jardim de Infância - Técnicas Pedagógicas, realizamos a actividade  "O Dentinho", tendo como tema a higiene oral. O objectivo desta actividade era  incutir hábitos de higiene e alimentares  às crianças.
   Esta actividade realizou-se no Centro Social Paroquial Padre David, em Ruilhe, Braga para crianças de faixa étaria 4/5 anos .
  O desenvolvimento da actividade decorreu com tranquilidade e espírito de grupo, na preparação do cenário, dos fantoches, da música e do vestuário.
  Posto isto, a actividade foi apresentada com sucesso sendo os objectivos alcançados, proporcionando às crianças partilha de saberes e diversão. Pudemos observar  a alegria das crianças através dos seus sorrisos.
  Para finalizar pudemos concluir, que sendo esta  a  primeira actividade que realizamos, o trabalho de equipa foi deveras importante para que toda a actividade se concretizasse de forma positiva.
  Acreditamos  que para trabalhar com crianças é essencial a boa disposição, companheirismo, criatividade e sobretudo a dedicação pelas crianças. 

Construção do cenário

Atuação da Lili e as suas frutas


Os fantoches

Primeiros Socorros


  No âmbito da UFCD Primeiros Socorros, Tipos de Acidente e Formas de Atuação, abordamos várias formas de atuar em situações de risco ou doença espontânea com crianças ou adultos.
    Foram realizadas atividades práticas do suporte básico de vida (SBV), desobstrução das vias aéreas, posição lateral de segurança (PLS) e manobra de Heimlich.
   Para a realização desta atividade utilizamos um boneco anatómico para exemplificar a sequência do suporte básico de vida.
  Ao socorrer podemos prevenir o agravamento do estado de saúde da vítima, daí a importância da formação nesta área.
  Foram feitas várias simulações entre nós, em que pudemos exemplificar com as colegas e assim  pormo-nos no lugar do socorrista e do socorrido.
  Esta atividade foi bastante interessante, pois no futuro poderemos pôr em prática qualquer um destes passos, numa situação de emergência, no nosso dia-a-dia ou a trabalhar com crianças.


"Son-Rise"

No decorrer da UFCD- Intervenção Pedagógica em Crianças com NEE, abordamos várias metodologias, tais como: o ensino direto e a análise de tarefas, o apoio à socialização, promoção da autonomia, entre outros.
Para tal, visualizamos o filme "Son-Rise" que foi realizado na década dos anos 80. O filme relata a estória da criação do programa "Son-Rise" (terapia com crianças com autismo). Esta é uma terapia criada por pais (leigos). Ruan era um bebé saudável e feliz, todavia com o passar dos meses, os pais começaram a observar que havia alguma coisa estranha com ele: um olhar distante, falta de atenção, balançar do corpo, estereotopias (mexer com os dedos), entre outros.
No entanto, os médicos diagnosticaram o filho como cego, os pais não se conformaram com a opinião destes e sem baixarem os braços, tentaram arranjar uma solução para o problema do filho.
Estes decidiram ajudar a criança, mas não encontravam nenhum local que os ajude e também não concordavam com os métodos achando-os inadequados. Assim decidiram ajudar a criança penetrando no seu mundo , fazendo o mesmo que ele, mas ao mesmo tempo incentivando-o para algumas tarefas simples, acreditando que só assim o conseguiriam ajudar. Após muita persistência e confiança o trabalho dos pais é recompensado, pois os progressos de Ruan começam a notar-se e este tornar-se autónomo e funcional.



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pare, Escute e Olhe

Decidimos partilhar convosco a visita de Jorge Pelicano à nossa Instituição.


No decorrer  de Cidadania e profissionalidade, referente ao Núcleo Gerador 4- Identidade e Alteridade,elaboramos uma actividade integradora. Esta, está relacionada com o DR 4, Identidade e Patrimónios Culturais, onde abordamos algumas culturas do nosso país, nomeadamente as situações vividas pelas populações de Bragança e de Mirandela.
O principal problema destas cidades,  começou quando o governo resolveu desactivar a linha ferroviària do Tua com o objectivo de construir uma barragem.
Com o intuito de sensibilizar as forças partidárias para a problemática vivida pelas populações locais e o próprio país, o realizador e produtor de imagem da SIC Jorge Pelicano, resolveu por conta própria realizar um documentário sobre este tema. Pois as pessoas desta terra iriam ficar sem o único meio de transporte que tinham para se deslocar, aumentando assim a desertificação do interior do país.

Nesse sentido, convidamos o realizador Jorge Pelicano para se deslocar à delegação do Inovinter em Braga, no sentido de, visualizarmos o documentário que realizou.
No final do filme colocamos algumas questões ao realizador, às quais ele respondeu, tirando as nossas dúvidas relacionadas com a problemática vivida pela população.
Como forma de agradecimento pela sua presença, oferecêmos-lhe  um lenço dos namorados, uma peça tradicional do norte, com uma quadra alusiva ao tema:

Ao Jorge Pelicano queremos agradecer
Por nos ter vindo visitar
E também por nos fazer entender
Que há comboios que não podem parar