sexta-feira, 4 de março de 2011

Tertúlia "O uso das novas tecnologias pelas crianças"

No âmbito das UFCDs relativas à formação base, Cultura, Língua e Comunicação e Sociedade, Tecnologia e Ciência, e Cidadania e Profissionalidade foi-nos proposta a realização de uma actividade integradora.
Este veio de encontro aos temas referentes ao Núcleo Gerador 5- Culturas de Informação e Comunicação e Núcleo Gerador 1- Liberdade e Responsabilidade Democrática.
A actividade consistiu numa tertúlia, onde abordamos o bom e mau uso das novas tecnologias pelas crianças no mundo actual.
Para enriquecer os nossos conhecimentos acerca das novas tecnologias fizemos também uma visita de estudo à Rádio Antena Minho e ao Jornal Correio do Minho, no sentido de percebermos como funciona a estrutura interna de uma rádio e de um jornal.
Dias antes da actividade elaboramos uns cartazes acerca da evolução das novas tecnologias ao longo dos tempos.
Para esta tertúlia convidamos para oradores dois inspectores da polícia judiciária e um advogado.
Convidamos para assistir uma turma de formandos de Geriatria e uma turma de crianças do 5º ano de uma escola preparatória de Braga.
No dia da actividade apresentamos um PowerPoint sobre o uso do telemóvel, da televisão, do computador, as suas vantagens e as suas desvantagens.
De seguida, os nossos convidados fizeram um pequeno discurso individual, sendo que no final apresentaram casos reais de situações onde os jovens são muitas vezes seduzidos e tentados a fazer coisas que não deviam, chegando muitas vezes até a fugir de casa.
Foi uma actividade muito proveitosa, pois as crianças que assistiram mostraram-se muito atentas e interessadas nos assuntos debatidos na tertúlia.
Nós, como mães, vimos alertar-vos para o facto de a internet ser cada vez mais perigosa para as crianças, caso estas não tenham uma boa orientação e vigilância aquando do uso do computador.






Sem comentários:

Enviar um comentário