quarta-feira, 16 de março de 2011

Dilemas de Kohlberg e Teorias do Desenvolvimento Infantil

    Apresentamos agora duas actividades que realizamos no âmbito da formação de psicologia, sendo elas relativas às seguintes UFCDs: Evolução e Desenvolvimento Infantil e Modelos Psicológicos e Fases do Desenvolvimento.
   Na primeira actividade, fomos divididas em grupos onde a formadora forneceu-nos  alguns dilemas que adaptamos de acordo à idade das crianças a quem fomos apresentar na Instituição Patronato Nossa Senhora da Torre. Através deles podemos obter respostas fantásticas das crianças.

Os Dilemas Morais de Kohlberg
Dilema 1: Senhor João
Era uma vez, um senhor chamado João que tinha a sua mulher muito doente. Esta estava com um cancro e podia morrer, precisava de uma medicação o mais depressa possível.
Entretanto o senhor João soube de um farmacêutico, que tinha descoberto um medicamento que podia salvar a sua mulher, só que pedia por este muito, muito dinheiro.
Como o senhor João era pobre e tinha pouco dinheiro, pediu ao farmacêutico para pagar em prestações (aos bocadinhos) ou para fazer um desconto no medicamento.
No entanto o farmacêutico disse-lhe que não e então o senhor João, sem solução para o seu problema, assaltou a farmácia e roubou o medicamento para salvar a mulher.
Questões:
1.    Se fosses o farmacêutico, o que farias?
2.    Achas que o senhor João fez bem ou fez mal?
3.    Se fosses o senhor João, o que farias?
4.    O senhor João merece castigo? Qual?
5.    Qual dos dois, teve a pior atitude?
Dilema 2: Júlia
        Era uma vez, uma menina com doze anos, que se chamava Júlia. Certo dia a mãe prometeu-lhe que a deixava ir a um concerto da Hanna Montana, se ela juntasse o dinheiro para comprar o bilhete.
A Júlia conseguiu juntar mais dinheiro do que o que precisava, mas a mãe mudou de ideias e disse-lhe que já não iria ver a Hanna Montana, porque, com esse dinheiro, ia comprar roupa nova para levar para a escola.
A Júlia ficou muito triste, mas às escondidas da mãe comprou o bilhete e no dia do concerto, enganou a mãe e disse-lhe que ia dormir à casa de uma amiga, mas foi ver a Hanna Montana.
A semana passou e a mãe não descobriu, mas a Júlia contou, em segredo, à sua irmã e esta contou o que a Júlia fez à mãe.
Questões:
1.     Achas bem ou mal o que a Júlia fez? Porquê?
2.     Achas bem ou mal a atitude da mãe? Porquê?
3.     Se fosses a Júlia o que fazias?
4.     Achas bem ou mal o que a irmã fez? Porquê?
5.     Se fosses tu, contavas ou não? Porquê?

Esta é uma actividade onde é possivel observar o grau de desenvolvimento moral em que a criança se encontra, ou seja, desde cedo as crianças começam a ter noções do bem e do mal, do que é certo e errado. Isto ajuda-nos também a avaliar o seu desenvolvimento ao nível cognitivo.

21 comentários:

  1. Axei interessanti a historia do consserto da Ranna Montana

    ResponderEliminar
  2. o amigo de cima nao sabe o q faz!!

    ResponderEliminar
  3. Estão causando nesse blog!!!

    ResponderEliminar
  4. amei bjinhos de coco da bia gi e gi

    ResponderEliminar
  5. Neymar é o melhor jogador do Brasil!

    ResponderEliminar
  6. amo o fefer fjzniufhzxufn

    ResponderEliminar