quarta-feira, 16 de março de 2011

A hora do conto "O Pinóquio"

No decorrer da UFCD, Planeamento e Desenvolvimento de Actividades e Tempos Livres, abordamos diversas formas de actividades para dinamizar os tempos livres das crianças.
Assim sendo, depois de abordarmos a parte teórica passamos à prática e decidimos realizar uma actividade para a hora do conto “O Pinóquio”.
Para tal, foi-nos proposto uma visita de estudo à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, para assim assistirmos à hora de conto cantada e contada pelo Professor António Castanheira. Esta visita tinha como objectivo perceber e compreender as estratégias utilizadas e mais adequadas para a hora do conto que iríamos realizar, na Instituição Fundação Stella Oswaldo Bomfim para crianças de jardim-de-infância.
Assim, reunimo-nos e adaptamos a estória do Pinóquio com intuito de proporcionar às crianças uma hora do conto diferente.
Preparamos um teatro de marionetas, em que reparamos que não é necessário um cenário muito elaborado, visto que neste tipo de teatro utiliza-se um pano preto. Criamos o vestuário adaptado a cada marioneta, utilizando tecidos e costuramos as roupas. Devemos salientar que as personagens eram reais.
Mais uma vez apelamos à nossa criatividade e imaginação colocando duas palhaças muito animadas para apresentar e dar início à hora do conto de uma forma mais lúdica.
A apresentação, decorreu com tranquilidade e espírito de grupo sendo os objectivos alcançados, proporcionando assim às crianças momentos de alegria e diversão, transmitindo-lhes valores como a partilha, amizade e a sinceridade.




1 comentário:

  1. Seguramente uma das actividades mais emocionantes. Sucesso é conseguir o que tanto queremos e a Felicidade é querermos o que finalmente conseguimos.
    Parabéns a todas!
    Sucesso minhas guerreiras!!
    Marialva

    ResponderEliminar