domingo, 28 de Novembro de 2010

Planificação e Realização da Decoração Natalícia

Na UFCD, Planificação de Actividades Pedagógicas e Gestão do Tempo, fizemos uma actividade relacionada com a época natalícia, na área da expressão plástica, que consistiu na elaboração da decoração de Natal e na realização da árvore de Natal.

Para tal, esta foi decidida, de modo a, sabermos planear uma actividade, tendo em conta, o conhecimento do grupo, das suas capacidades e as idades das crianças.
Um educador deve, ao planear, saber fazer registos e saber pôr em prática uma actividade didática, tendo em conta, a rotina diária das crianças e  tempo disponível.

Esta actividade da época Natalícia tem como objectivos incutir nas crianças valores culturais, desenvolver o espírito crítico, sensibilidade estética e ser uma fonte de diversão.

De igual modo, pretende enriquecer a criança ao nível da matemática, através da utilização de sólidos geométricos (usados como elementos decorativos da árvore de Natal), ajundando-os a desenvolver a motricidade fina atráves da colagem, pintura, modelagem e corte.


Esta actividade é, na nosso opinião, bastente produtiva para trabalhos com as crianças, pois podemos realizar trabalhos com diversas temáticas, apelando à criatividade e imaginação da criança!

quinta-feira, 4 de Novembro de 2010

Actividade “Outono”

Este trabalho insere-se na UFCD, Planificação de Actividades Pedagógicas na sala e no exterior, tem como objectivo enunciar os princípios relativos à gestão eficaz do tempo, tendo em vista a planificação das actividades. Optámos por planear uma actividade sobre o “Outono”, visto que estamos nesta estação do ano.
Esta actividade foi elaborada em contexto de sala e no exterior, em que podemos aprofundar conhecimentos de actividades possíveis a fazer com as crianças sobre o “Outono” (frutos e respectivas árvores da época, cores, recolher de folhas no exterior, magusto, vindimas…) entre outras actividades.
Nesta actividade abordamos várias formas de registo, desde a observação, planificação e acção. O registo não se restringe só à realização e planificação das actividades mas, também, ao dia-a-dia de cada criança.
Com a planificação podemos também observar o desenvolvimento da criança, a nível motor, psicológico e social, como também podemos verificar se as tarefas por nós determinadas são concluídas.
As actividades ajudam a criança na aquisição de novos saberes e saber quais as suas dificuldades, podendo assim  ajuda-las a superar.
Deste modo, planificamos e realizamos vários motivos decorativos alusivos aos Outono, como por exemplo:
·         Uma árvore - com o recurso a galhos, a folhas de papel e folhas secas, frutos secos, e colocou-se algumas quadras referentes à epóca;


·         Um móbil  - com frutos secos, bolotas, bogalhos, folhas de papel com celofane de todas as cores e folhas secas;

·         Um cesto decorativo – com castanhas, ouriços, espiga de milho, tangerinas, romãs, diospiro, nozes, amêndoas.

A Casa Ecológica

No âmbito de "Sociedade, Tecnologia e Ciência" elaboramos algumas maquetes relativas ao tema Construção e Arquitectura.
Para a elaboração das nossas casas ecológicas utilizamos vários materiais reciclados, tais como:
  • madeira;
  • esferovite;
  • cascas de nozes;
  • relva sintética;
  • diversos plásticos;
  • pedras;
  • entre outros.
Estas maquetes foram todas  construídas por nós, tirando partido da nossa criatividade e habilidade para trabalhos manuais.
Através da elaboração das maquetes podemos verificar que as casas ecológicas têm bastantes benefícios para o meio ambiente.
 Com este trabalho aprendemos que com a construção destas casas podemos poupar muito dinheiro, por exemplo, através do uso da luz natural, paineis solares, paineis fotovoltaícos, da reutilização das águas da chuva para as regas.
No geral podemos dizer que uma casa ecológica pode chegar a poupar até 60% no consumo de energia diária.
Para obterem informação adicional sobre este tema, ou mesmo algumas dicas para poupar energia consulte o nosso trabalho "A Casa Ecológica".

Cinema Paraíso - Os vínculos da Amizade

No âmbito da UFCD "Evolução e Desenvolvimento Infantil" abordamos o quanto a vinculação é importante para o desenvolvimento afectivo e cognitivo do bebé/criança.
A vinculação é algo que se cria e se vai desenvolvendo por necessidades primárias devido a determinados cuidados que são necessários prestar ao bebé/criança. No primeiro ano de vida a vinculação é visível no bebé no chorar, sorrir, chupar, mamar, agarrar e seguir, o que deixa a mãe/cuidador como factor primordial de vinculação.

Para tal, visualizamos um filme "Cinema Paraíso". Este retrata a vida de um realizador de cinema, Tótó, que à muitos anos deixou a a sua terra natal em busca de um sonho que se tornou realidade. A dada altura recebeu a noticia pela sua mãe que o seu amigo, Alfredo, havia falecido. Amigo este, com quem tinha um vínculo desde tenra idade.
Alfredo foi um pai, um amigo e um tutor para Tótó. Foi graças a ele que realizou todos os seus sonhos.

Foi um filme enriquecedor porque vimos o quanto vinculação é importante ao dar segurança, confiança e autonomia para a criança se relacionar com o mundo que a rodeia.
As crianças aprendem por modelagem e tendo um bom modelo irá sem dúvida incutir na criança saberes fundamentais para o seu desenvolvimento.
Para consultar o trailler visite o nosso facebook.