quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Actividade “Outono”

Este trabalho insere-se na UFCD, Planificação de Actividades Pedagógicas na sala e no exterior, tem como objectivo enunciar os princípios relativos à gestão eficaz do tempo, tendo em vista a planificação das actividades. Optámos por planear uma actividade sobre o “Outono”, visto que estamos nesta estação do ano.
Esta actividade foi elaborada em contexto de sala e no exterior, em que podemos aprofundar conhecimentos de actividades possíveis a fazer com as crianças sobre o “Outono” (frutos e respectivas árvores da época, cores, recolher de folhas no exterior, magusto, vindimas…) entre outras actividades.
Nesta actividade abordamos várias formas de registo, desde a observação, planificação e acção. O registo não se restringe só à realização e planificação das actividades mas, também, ao dia-a-dia de cada criança.
Com a planificação podemos também observar o desenvolvimento da criança, a nível motor, psicológico e social, como também podemos verificar se as tarefas por nós determinadas são concluídas.
As actividades ajudam a criança na aquisição de novos saberes e saber quais as suas dificuldades, podendo assim  ajuda-las a superar.
Deste modo, planificamos e realizamos vários motivos decorativos alusivos aos Outono, como por exemplo:
·         Uma árvore - com o recurso a galhos, a folhas de papel e folhas secas, frutos secos, e colocou-se algumas quadras referentes à epóca;


·         Um móbil  - com frutos secos, bolotas, bogalhos, folhas de papel com celofane de todas as cores e folhas secas;

·         Um cesto decorativo – com castanhas, ouriços, espiga de milho, tangerinas, romãs, diospiro, nozes, amêndoas.

2 comentários:

  1. Ola,Caras Formandas

    Muitos Parabens por mais esta iniciativa da criação do Blog.
    Continuem com este dinamismo e empenho.

    Atentamente,

    Ricardo(Formador)

    ResponderEliminar
  2. em nome de todas agradecemos a sua visita espero que continue a visitar-nos ah ja agora mil bjs para a dª elisa estamos com muitasssss saudades

    ResponderEliminar