quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cinema Paraíso - Os vínculos da Amizade

No âmbito da UFCD "Evolução e Desenvolvimento Infantil" abordamos o quanto a vinculação é importante para o desenvolvimento afectivo e cognitivo do bebé/criança.
A vinculação é algo que se cria e se vai desenvolvendo por necessidades primárias devido a determinados cuidados que são necessários prestar ao bebé/criança. No primeiro ano de vida a vinculação é visível no bebé no chorar, sorrir, chupar, mamar, agarrar e seguir, o que deixa a mãe/cuidador como factor primordial de vinculação.

Para tal, visualizamos um filme "Cinema Paraíso". Este retrata a vida de um realizador de cinema, Tótó, que à muitos anos deixou a a sua terra natal em busca de um sonho que se tornou realidade. A dada altura recebeu a noticia pela sua mãe que o seu amigo, Alfredo, havia falecido. Amigo este, com quem tinha um vínculo desde tenra idade.
Alfredo foi um pai, um amigo e um tutor para Tótó. Foi graças a ele que realizou todos os seus sonhos.

Foi um filme enriquecedor porque vimos o quanto vinculação é importante ao dar segurança, confiança e autonomia para a criança se relacionar com o mundo que a rodeia.
As crianças aprendem por modelagem e tendo um bom modelo irá sem dúvida incutir na criança saberes fundamentais para o seu desenvolvimento.
Para consultar o trailler visite o nosso facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário