No decorrer da UFCD- Intervenção Pedagógica em Crianças com NEE, abordamos várias metodologias, tais como: o ensino direto e a análise de tarefas, o apoio à socialização, promoção da autonomia, entre outros.
Para tal, visualizamos o filme "Son-Rise" que foi realizado na década dos anos 80. O filme relata a estória da criação do programa "Son-Rise" (terapia com crianças com autismo). Esta é uma terapia criada por pais (leigos). Ruan era um bebé saudável e feliz, todavia com o passar dos meses, os pais começaram a observar que havia alguma coisa estranha com ele: um olhar distante, falta de atenção, balançar do corpo, estereotopias (mexer com os dedos), entre outros.
No entanto, os médicos diagnosticaram o filho como cego, os pais não se conformaram com a opinião destes e sem baixarem os braços, tentaram arranjar uma solução para o problema do filho.
Estes decidiram ajudar a criança, mas não encontravam nenhum local que os ajude e também não concordavam com os métodos achando-os inadequados. Assim decidiram ajudar a criança penetrando no seu mundo , fazendo o mesmo que ele, mas ao mesmo tempo incentivando-o para algumas tarefas simples, acreditando que só assim o conseguiriam ajudar. Após muita persistência e confiança o trabalho dos pais é recompensado, pois os progressos de Ruan começam a notar-se e este tornar-se autónomo e funcional.
Belo filme, toda a gente deveria ve-lo uma vez na vida. Uma bela escolha para o curso que estão a frequentar. Parabens.
ResponderEliminarComo é que consigo arranjar este filme...eu vou dar formação e gostava de o mostrar na minha formação. Obrigada
ResponderEliminarBoa noite.
ResponderEliminarEle está disponível no you toube, mas esta em partes.
Eu tb vi o filme e recomendo...
ResponderEliminar